Dicas para encontrar o seu próximo emprego

Mais importante que procurar emprego de forma intensiva, é saber procurar da forma mais correta e eficaz. O Portal de Emprego Xchange Job, deixa-lhe algumas dicas que poderão tornar o processo mais fácil.

1. Objetivo e preferências

Numa primeira fase, deverá definir os seus objetivos profissionais: as funções que pretende desempenhar e em que setor(es) de negócio recai a sua preferência. Em termos geográficos, será também positivo definir as prioridades, pois irá influenciar e otimizar a pesquisa de ofertas de emprego. Até que ponto está disposto a deslocares-te para o local de trabalho? Este ponto irá filtrar as oportunidades de emprego que irão corresponder aos requisitos de pesquisa.

2. Gestão de tempo

Se está empenhado em construir um futuro melhor num emprego que corresponda às tuas expectativas, mantenha o foco. A sua disponibilidade para uma procura ativa de novas oportunidades, vai depender da situação laboral atual – se está ou não empregado, se é ou não feliz. 

Ainda assim, uma procura ativa não o ocupa necessariamente 8h diárias. Defina objetivos quanto ao que realmente pretende e, muito provavelmente, após filtrar as ofertas de emprego, realizará esta tarefa de forma muito mais eficiente, rentabilizando o seu tempo.

3. CV Atualizado

Um CV completo e atualizado é dos pontos mais importantes numa procura ativa de emprego. Rever, atualizar e melhorar o CV, é uma prática recorrente e constante se procura uma nova experiência profissional, e até mesmo se não procura. Nunca se sabe o que trazem os dias e as surpresas muitas vezes batem à porta.

Um CV estruturado e com informação devidamente organizada e relevante, como por exemplo experiência, educação e soft skills, poderá ser a chave para se destacar entre outros candidatos.

4. Preparação dos documentos

Não é só o currículo que deve estar atualizado, toda a sua documentação deve também estar devidamente organizada e válida. Prepare a candidatura adicionando uma carta de apresentação e certificados. Caso tenha referências, acrescente ainda uma carta de recomendação. Poderá apresentar toda esta documentação numa primeira abordagem via email ou, se preferir, poderá fazê-lo numa segunda fase. É importante que, numa situação de entrevista presencial, vá prevenido com cópias físicas ou digitais para poder entregar ao recrutador. Isso irá transmitir uma imagem profissional.

5. Disponibilidade para entrevista de emprego

Quer esteja numa situação profissional ativa ou não, se procura emprego, estará certamente à espera que o seu telefone toque com um recrutador do outro lado que gostou do seu perfil e quer agendar uma entrevista presencial.

A preparação da entrevista é um ponto fundamental em todo o processo.
Procure possíveis perguntas que o recrutador poderá fazer e prepare antecipadamente respostas explicativas que façam sentido para si. Desta forma, para além de prevenido, trará sempre intervenções relevantes e verdadeiras acerca da si próprio.

Quando for contactado pela empresa, antecipe-se e faça uma análise de forma mais detalhada à informação disponível sobre a mesma. É muito provável que o recrutador lhe pergunte o que sabe sobre a empresa, com que valores mais se identifica, o que o cativa especialmente? Mesmo ainda em fase de recrutamento, mostre que já conhece uma considerável parte sobre aquilo que é a empresa e o que faz, irá certamente ser um sinal de que está empenhado para conseguir àquele cargo e é uma prática bastante profissional. Lembre-se que todos os pormenores contam para quem está a entrevistar.

6. Comente a sua situação

Numa situação profissional ativa ou não, pode comentar com a sua rede de contactos mais próxima, incluindo familiares e amigos, dando conta de que se encontra disponível para um novo desafio profissional. Poderá ser mais um daqueles casos em que “amigo do amigo” conhece determinada pessoa que está à procura de alguém com um perfil semelhante ao seu.

7. Mostre vontade de trabalhar

Um dos cenários que, inevitavelmente, poderá ser bastante recorrente será a ausência de feedback após enviar a sua candidatura. Não deixe que esse pormenor o desanime! Como alternativa, poderá contactar diretamente a empresa em questão e tentar perceber qual o ponto de situação do processo. No caso de ter enviado o email diretamente para o recrutador, poderá escrever-lhe no sentido de obter algum follow up. Desta forma, até poderá fazer um reforço à sua candidatura, trazendo mais atenção a quem posteriormente a irá analisar. 

8. Entrevista telefónica

É bastante comum existir uma seleção de candidatos por via telefónica antes de um contacto presencial. Lembra-se quando atrás sugerimos que estivesse sempre preparado(a)? Este é um dos momentos em que uma preparação prévia irá valer muito. Ainda assim, é sempre aceitável que aquele não seja o momento mais oportuno para conversar. Neste caso, cordialmente solicite um contacto mais tardio.

9. Entrevista presencial

Este é o momento da verdade. Finalmente foi contactado para uma entrevista presencial. Se seguiu as dicas que apresentámos anteriormente para procurar o seu próximo emprego, acreditamos que estará certamente mais confiante e bem preparado. Vista-se de acordo com os padrões da empresa, mantenha a boa disposição e seja gentil, desde o cumprimento na receção até ao responsável pelo recrutamento – não se esqueça que a sua imagem, será o seu cartão de visita. No momento inicial da entrevista, caso verifique a necessidade e a oportunidade, procure uma conversa prévia para quebrar o gelo.

10. Não desperdice oportunidades

Eventualmente, poderá receber algum tipo de informação antes de uma entrevista que não vai ao encontro das suas expectativas. Ainda assim, sugerimos que compareça à entrevista e retire as suas próprias conclusões. Procure saber com mais detalhe quais as funções que estarão sob a sua responsabilidade e quais as condições contratuais que a empresa tem para lhe oferecer.