O que os recrutadores procuram nos candidatos

Além de todas as competências técnicas e experiência laboral que possua, existem também outras características que os recrutadores procuram nos candidatos. Sabendo isto, abordamos neste artigo algumas ideias para que consiga preparar o seu discurso, comunicando de forma clara e honesta, aumentando assim as hipóteses de conquistar a vaga a que se candidata.

Boa apresentação

Vista-se consoante os seus objetivos, trabalhe para eles e eventualmente o sucesso surgirá. De um modo geral, as tshirts, os ténis, os calções e as mini saias, são peças de roupa totalmente desaconselhadas. Temos um artigo sobre a apresentação para entrevista de emprego, poderá ser bastante útil.

Flexibilidade

Atendendo à constante dinâmica que acontece no mundo das organizações, mostrar que és uma pessoa que se adapta às mudanças, é um excelente ponto a favor. Não tenha medo de aprender e encare as oportunidades como desafios. Assim, certamente ganhará um novo enquadramento acerca das tendências que se sentem na atualidade da área de negócios da sua empresa.

Comunicação – Trabalho em equipa

A comunicação é a base de qualquer relação e deve ser feita de forma objetiva e simples. Também o espírito de equipa é essencial e valorizado pelas empresas que recrutam novos colaboradores, um bom ambiente laboral facilita a relação e a resolução de tarefas entre colegas.

Lembre-se apenas que todos nós temos maus dias. Leve consigo a máxima de apoiar os colegas, e tentar fazer com que os seus não transpareçam, de forma a ser o melhor profissional possível.

Autonomia e gestão de tempo

Qualquer empresa pretende que os seus colaboradores estejam interessados no desenvolvimento das suas tarefas e independentes na sua execução, na medida do que é possível. A capacidade de conseguir gerir o seu fluxo de trabalho, estabelecendo as prioridades e cumprindo os prazos estipulados, é outra caraterística muito considerada pelos recrutadores.

Resolução de conflitos

É muito comum existir desentendimentos e falhas de comunicação enquanto trabalhamos. Mostre que tem capacidade analítica e que se coloca numa posição de encontrar soluções e respostas para as diferentes situações.

Trabalhar sob pressão e stress

Nos dias de hoje, as empresas trabalham a um ritmo muito veloz, muitos pedidos, muitas tarefas, prazos muito rígidos. Calma! Uma atitude positiva, de confiança em ti e perante as tuas competências, vai ajudar-te.

Criatividade

Uma das características que os recrutadores procuram nos candidatos é também o seu lado criativo e curioso. Hoje em dia, aquele colaborador que toma a iniciativa e se antecipa, pretendendo superar expectativas é muito apreciado pela empresa, podendo ser uma ajuda importante para a evolução da sua equipa, desde que obviamente não ultrapasse limites, nem se sobreponha a nenhum colega.

Nenhuma destas características tem mais importância que outra, deve, no entanto, informar-se acerca do perfil que procuram, de forma a que se consiga posicionar de maneira eficaz no dia da entrevista.