Como escrever uma carta de apresentação?

Tal como o nome indica, uma carta de apresentação é um primeiro contacto do candidato com uma empresa, que deverá ser breve e simples na sua estrutura, apontando as principais competências profissionais e académicas do candidato, e, se relevante, algumas soft skills.

Sendo este um momento importante na análise do seu perfil, mostre-se convincente e claro num discurso que abordará os motivos que o levam a apresentar-se como um forte candidato para a oferta de emprego em concreto.

Explique os motivos da candidatura

O que reteu a sua atenção quando viu a oferta de emprego? Identificou-se com a empresa? Porquê?  São pedidas competências que domina? Seja o que for, existiu com certeza um requisito que lhe despertou o interesse e fez acreditar ser o candidato ideal. Está convencido e agora só falta convencer o recrutador. Encontre e evidencia os pontos em comum com a empresa e torne claro o motivo porque arriscou e submeteu a sua candidatura.

Complemento ao CV

A carta de apresentação não deverá substituir o curriculum. Deve evidenciar competências ou dados que acrescentem valor à sua candidatura, mas grandes redundâncias são de evitar. Uma breve e cativante apresentação sobre si, sobre o que o recrutador poderá encontrar no CV será bastante bom.

Valoriza-se

Neste primeiro documento enviado à empresa deverá realçar aquilo que faz de si o candidato ideal para a oferta de emprego. Comece por falar das suas competências, experiência e formação. Se a empresa colocar como requisito algumas competências e as dominar, é por aí que se poderá destacar. Contudo, atenção: valorizar-se é diferente de se sobrevalorizar. Tenha bastante consideração neste ponto, pois muito provavelmente não sabe que pessoa está a analisar a sua candidatura.

Seja assertivo

Não deve sobrevalorizar-se, é um facto. Ainda assim, tão importante como ter um currículo recheado de experiências profissionais e formações na área, é mostrar alguns traços da sua personalidade. Quais são os seus objetivos? Qual a sua maior ambição? Coloque um pouco de garra e força de vontade naquilo que escreve à empresa. Acredite, o que os recrutadores mais recebem são candidaturas de pessoas com formação e experiência à altura das ofertas de emprego. Mas pessoas são pessoas, e para trabalharmos todos da melhor forma possível em equipa, assumindo que todos os candidatos têm as mesmas mais valias a nível de formação e experiência, é o tipo de pessoa e atitude que contam, por isso, destaque-se.

Adeque-se aos destinatários

Um dos piores erros que podes cometer neste primeiro contacto com a empresa é enviar a mesma carta de apresentação para várias empresas. Deve enquadrar o seu discurso a cada empresa a que se dirige. O que o recrutador não quer receber é um documento com traços genéricos e pouco diferenciadores. Em vez disso, faça uma pesquisa sobre a empresa e conheça melhor a sua cultura, visão, missão e valores.

Use exemplos e quantifique

O que aconteceu no seu percurso profissional ou académico que merece ser salientado? Procure dar exemplos em que as suas competências técnicas foram uma mais valia para a empresa/projeto. Poderá ainda, e por forma a reter a atenção do recrutador, usar taxas e números. Por exemplo: “(…) em seis meses aumentei a taxa de retenção de clientes em 15% (…)” ou “(…) 10 anos de experiência na área da saúde alimentar (…)”

Seja sincero

Não mencione competências que não tem. Também não vale a pena exagerar, seja claro e sempre honesto, caso contrário pode custar-lhe a oportunidade de emprego. Ainda assim, evita também ser demasiado modesto e usar palavras neutras como: “acho que”, “talvez” ou “possivelmente”.

Exemplo de carta de apresentação que poderá ter como base

Exmº Senhor [nome da pessoa]

Diretor de Recursos Humanos [exemplificativo para cargo do recrutador]

O meu nome é [o seu nome] e estou à procura de novos desafios profissionais na área dos Recursos Humanos que me permitam engrandecer no âmbito profissional e pessoal. Tenho conhecimento de que a [nome da empresa] lidera o mercado neste ramo de negócio, o que me dá a garantia de que será o melhor local para desenvolver as competências que adquiri ao longo da minha formação e dos 2 anos como Consultor de Recursos Humanos, com destaque no desenvolvimento e coordenação de atividades.

Envio em anexo o meu curriculum para apreciação, colocando-me à disposição para uma entrevista pessoal, com o objetivo de prestar outras informações inerentes à minha candidatura.

Subscrevo-me, com a mais elevada consideração.

[O teu nome]