Entrevista de Emprego por Telefone

Embora não seja adotado pela maioria dos processos de recrutamento por parte das empresas, o primeiro contacto com potenciais candidatos através do telefone é, nos dias de hoje, já bastante frequente, de forma a avaliar o entrevistado num possível cenário de surpresa e, muito provavelmente, sem uma eventual “máscara” de uma preparação prévia.

Contudo, poderá ser benéfico para ti, como candidato, que o primeiro contacto com a empresa seja feito por esta via, pelo ambiente mais familiar e por não existir nesta etapa um contacto visual. O Xchange Job dá-te algumas dicas que te ajudarão a causar uma boa impressão numa situação destas.

Sempre preparado para uma entrevista por telefone

Ainda bem que estás a ler este artigo. Sabes a partir deste momento que, em fase de procura de novo emprego, caso o teu telefone toque com um número que desconheces, há uma considerável possibilidade de ser a tua oportunidade do outro lado. Mantém os teus contactos atualizados no teu CV e certifica-te que estás contactável.

Bom local para atender a chamada

Apesar de ser um contacto que, pela sua imprevisibilidade, possa vir a ser pouco oportuno ou que coincida com um momento em que não consegues estar focado no discurso, tenta abstrair-te de elementos e situações que te possam distrair, como é o caso da televisão, rádio e outros ruídos, de forma a manteres a concentração durante a entrevista por telefone.

Ainda assim, poderá efetivamente ser um momento de todo inoportuno, em que precises de adiar o contacto. Agradece, explica educadamente o motivo e tenta averiguar a disponibilidade do recrutador para remarcar a entrevista para outra hora. Poderás também questionar quanto tempo será necessário para a entrevista para que te organizes da melhor forma e consigas ter uma melhor prestação na segunda tentativa. No final da chamada, agradece novamente o interesse e a oportunidade.

Tenha onde apontar

O essencial e básico não poderá faltar. Numa entrevista de emprego por telefone, por se tratar de um meio de comunicação um pouco vulnerável, certifique-se que aponta tudo o que é imprescindível reter deste primeiro contacto. Poderá inclusive, na fase final da entrevista, confirmar as informações que anotou. Caso tenha algumas duvida ou questão, pergunte.

Conheça o seu CV detalhadamente

O ideal numa entrevista de emprego é ter sempre consigo uma cópia do seu Curriculum Vitae para uma eventual consulta necessária. Numa entrevista de emprego por telefone, pelo seu carácter imprevisível, tal situação poderá não ser possível e poderá não ter, de uma forma imediata, acesso ao seu CV. Partindo do princípio que o produto a vender às empresas e quem o pretende vender é você, deverá apresentar-se da melhor forma. Assim, numa fase inicial e caso ainda existam dúvidas, deverá organizar o seu curriculum de uma forma simples e eficaz e saber, de uma forma genérica, que tipo de características um recrutador procura num candidato.

Fale de forma clara

Por ser um meio que apenas depende de um sentido sensorial – a audição, a comunicação apenas dependerá dessa via de informação. Por isso, tente ser natural na forma como fala, não cometa erros de português, pronunciando de forma clara cada palavra. O seu tom de voz deverá permanecer estável, pois uma anormal oscilação denunciará um possível nervosismo presente ou falta de confiança naquilo que está a dizer.

Saber ouvir

Poderá em algum momento, e com a experiência que vai adquirindo, sentir uma certa destreza no que toca a entrevistas de emprego. Ainda que tenha habilidade para responder às perguntas mais frequentes em entrevista de emprego, deve saber ouvir o recrutador e dar o devido tempo para responder ao ponto solicitado. A interrupção do discurso do entrevistador não só dará má imagem, como poderá levá-lo a uma ineficiente compreensão da pergunta colocada.

Coloque questões

Embora não seja através de um contacto pessoal, esta entrevista de emprego por telefone será também um ponto decisivo no seu processo de recrutamento. Assim, a nossa sugestão é que estimule a comunicação nos dois sentidos. Não deve apenas responder aquilo que lhe perguntam. Se tem alguma questão, coloque-a. Mostre interesse em saber mais sobre a empresa, saber mais sobre o cargo e sobre aquilo que poderá ser o seu dia-a-dia no futuro.

Perguntas sobre salário e benefícios

Se já em entrevista presencial é um ponto delicado de abordar, ao telefone este assunto torna-se ainda mais meticuloso. É um ponto que deve ser falado sim, mas apenas no caso do recrutador tomar a iniciativa, embora não seja comum numa fase inicial como esta.

Tenha noção do seu objetivo salarial e do seu trabalho atual. Em que ponto está? Já chegou ao topo ou ainda está a caminhar para atingi-lo? Seja realista para ambos lados: o seu e o da empresa, e tudo correrá bem!

Agradeça e faça um follow-up

Independentemente do seu desempenho ou interesse no projeto apresentado pelo recrutador, seja gentil e agradeça a oportunidade de entrevista e do tempo dispensado. No caso de estar interessado, é importante saber quais as próximas fases do processo de seleção. Caso não seja dada esta informação, questione. Poderá também perguntar quando pretendem concluir o processo de recrutamento para a oferta de emprego em questão.

Já viu as novas ofertas de emprego que o Xchange Job tem à sua espera?