Entrevista de Emprego sem Nervosismo

Fica nervoso ao pensar na entrevista de emprego que se aproxima? Não se preocupe! Neste artigo iremos abordar algumas dicas para aumentar a sua confiança. Aplique-as já na entrevista de emprego, mas ainda melhor, adote-as no dia-a-dia pois quem sabe, farão de si alguém ainda mais confiante.

Antes de mais, faça o trabalho de casa! Sim, isso mesmo! Antes da entrevista de emprego pesquise sobre a mesma. Consulte o site, o Linkedin e outras redes sociais. Tente perceber um pouco do seu percurso, portfólio, etc. Vai sentir-se mais descontraído quando o recrutador questionar sobre o que sabe da empresa e com o que mais se identifica. Vai mostrar interesse da sua parte e vontade em conseguir aquela vaga.

Antes da entrevista, sugerimos que faça algo que o relaxe e afaste do nervosismo. Controle a respiração, liberte a mente fazendo uma pequena atividade que goste, e reduza o stress e adrenalina que lhe traz mal-estar. Com este ponto sob controlo, conseguirá transmitir segurança e convicção, criando assim maior empatia com o entrevistador.

Outra boa prática que poderá parecer estranha, diz respeito ao estudo do seu próprio CV. Reveja todas as funções que desempenhou, a formação que fez e todos aqueles pontos relevantes para a vaga a que se propõe. O importante é que também o seu percurso se destaque perante o dos outros candidatos. Pratique um discurso firme e confiante, mas também simpático e agradável.

Para além disso, pesquise mais informações acerca do recrutador que o contactou, pois pode antecipar-se e procurar saber quem é. Tente encontrar um ponto em comum. Dê largas à sua imaginação, porque acredite ou não, no que diz respeito à criatividade somos todos feitos da mesma massa! O que define se somos bons ou não neste exercício é a nossa mente, que muitas vezes nos engana dizendo o oposto até acreditarmos. Esteja atento, e não deixe que um fraco domínio da sua mente o engane e o distraia de conseguir a oportunidade ideal!

Esta é a dica das dicas! Acredite em si! Ninguém o conhece melhor que você próprio. Sabemos que ninguém é perfeito, mas se sentir confortável na sua pele, com noção de tudo aquilo do que é capaz, irá a essa entrevista com uma postura mais confiante e motivada.

Uma roupa adequada e um sorriso agradável funcionarão como um cartão-de-visita e que irão impressionar ou não o entrevistador. É importante ter em conta qual o perfil a que se está a candidatar e também o dress code da empresa à qual vai à entrevista. No entanto, independentemente das conclusões que retirar desta pesquisa, a informalidade excessiva num primeiro contacto é algo que deve evitar. Uma apresentação cuidada é sempre uma mais-valia.

Por último, mas não menos importante, falamos sobre a postura durante a entrevista de emprego. Deve preferir uma posição corporal mais neutra durante este momento – nem reclinar exageradamente para trás, o que transmite aborrecimento e desinteresse, nem avançar demasiado para frente, o que transmite indelicadeza. Por outro lado, os gestos faciais também te podem prejudicar, opta por manter um contacto visual agradável e não fixo e ameaçador. Coloca a tua coluna reta e lembre-te que há pequenos gestos que mostram o nosso interesse, como colocar a mão no queixo.

Uma entrevista de emprego é sempre um momento que traz ao candidato uma grande carga de tensão e ansiedade. Descomplique! Pensamento positivo, prepare o discurso, fale de si e acima de tudo valorize o seu perfil profissional. Estude sobre possíveis perguntas que possam ser colocas e verá que as suas respostas irão fluir de forma natural.

Mesmo assim, não deixes de ler o nosso artigo em que damos 10 dicas para procurar o seu próximo emprego.

Boa Sorte!