Perguntas a fazer numa Entrevista de Emprego

Se foi contactado para uma entrevista de emprego, tem de assegurar que dá o seu melhor e o recrutador fica a conhecer as mais valias que poderá vir a trazer à empresa que está a recrutar. Uma das ideias padrão que a maioria das pessoas tem acerca das entrevistas de emprego é que neste cenário temos um recrutador a fazer perguntas e um candidato que, por vezes a medo, limita-se a responder às informações solicitadas. O artigo de hoje irá ajudá-lo com algumas perguntas a fazer numa entrevista de emprego. Sim, vamos estimular as duas vias de comunicação e fazer algumas questões ao recrutador.

A função a que me vou candidatar é nova ou já existe?

Esta questão não tem rasteira! O objetivo da pergunta, para além de iniciar/manter um diálogo que permita criar empatia com o recrutador, é reter exatamente a informação perguntada. No caso de já existir, tente perceber o que aconteceu à pessoa que desempenhava esta função até então. Será que foi promovido? Mudou de departamento? Ou de empresa?

Como é o típico dia de trabalho neste cargo?

De acordo com os seus traços de personalidade, pode ser uma pessoa sociável e preferir trabalhar em grupo ou, por outro lado, mais introvertido, que prefere trabalhar de uma forma individual. Com esta pergunta saberá de que forma se vão desenvolver as tarefas no dia-a-dia e se irão enquadrar-se na sua forma de ser e estar.

Quais são as principais responsabilidades neste cargo?

Se é um cargo que quer muito, certamente será uma função que quer dominar a todos os níveis e desempenhá-la com a sua máxima performance e responsabilidade. Uma entrevista de emprego é também um momento oportuno para conhecer um pouco a posição que te espera e aquilo a que te comprometes.

O que procuram na pessoa que vai desempenhar este cargo?

Mais importante que ter bastante experiência e uma formação ao nível dos melhores profissionais da sua área, procure saber se tudo isso vai ao encontro daquilo que o recrutador procura para este cargo. Poderão sempre haver outros fatores importantes que não está a considerar. Por isso, mesmo estando confiante daquilo que vale, coloca-se numa posição humilde e procura saber o que de facto irá suscitar o interesse do recrutador.

Qual o principal objetivo desta empresa? Qual é o maior desafio que vivem atualmente?

Procure saber qual o contexto atual da empresa. Saber quais são os seus principais objetivos de negócio e em que ponto se encontra na obtenção dos mesmos, irá ajudar a perceber de que forma poderá vir a contribuir para os objetivos estabelecidos. Pode também, aquando a entrevista, ser apresentado um dado cenário atual da empresa e você, naquele preciso momento, ter ideias de possíveis estratégias que poderão beneficiar a empresa. Estar a ser entrevistado e discutir ideias de negócio quando ainda nem faz parte da empresa. Haverá melhor imagem a passar a um recrutador?

Existe a possibilidade de evolução na carreira?

Vamos partir do princípio que é uma pessoa dinâmica e que ambiciona sempre mais e melhor em todos os aspetos, e neste caso em particular, na sua vida profissional. Se esse for o caso, enfatize essa caraterística na entrevista. Um recrutador poderá não se interessar por uma pessoa que dá indícios de que se limita apenas ao seu ordenado mensal e ao mesmo cargo durante anos, despromovendo qualquer tipo de ambição em alcançar mais e melhor na sua carreira profissional. Faça mais e sonhe com melhor.

Haverão mais fases neste processo de recrutamento?

É importante saber como se irá desenvolver o processo de recrutamento para se preparar da melhor forma para os próximos desafios até ser contratado, afinal de contas, com este nosso artigo, já é um forte candidato. Tem de estar preparado para outras situações em que vai ser colocado à prova, inclusive entrevistas em grupo ou com diretores e provas de aptidão. 

À medida que o processo vai avançando é importante que se mantenha tranquilo. Mantenha a postura e atitude e tudo correrá como planeou. Há uma pergunta que o poderá ajudar se sentir-se nervoso: “Tenho algo a perder?” A verdade é que não, neste tipo de experiências tem apenas a ganhar, mais que não seja a experiência. Pense connosco, tudo para aquilo que nos sentimos nervosos, após 5 vezes de prática oficial, deixamos de sentir. Então mantenha-se calmo pois apenas trará benefícios. 

Com base na nossa conversa considera que tenho um potencial perfil para exercer este cargo?

Apresentou-se da melhor maneira e, com base na sua experiência profissional e académica, está confiante na sua prestação. Teve a preocupação de perguntar ao recrutador sobre o que procura na pessoa que vai desempenhar aquele cargo. Agora é altura de saber o que o recrutador achou de si. É compreensível que não dê esta informações para não comprometer o processo mas, mesmo assim, o recrutador deverá ficar atento aos seus sinais.

Posso entrar em contacto consigo para algum esclarecimento adicional?

Mesmo depois da entrevista poderão sempre existir dúvidas sobre o processo de recrutamento. Certifique-se de que pode contactar o recrutador e qual a via mais apropriada para o efeito. Mantenha-se também disponível para ser contactado caso exista uma eventual dúvida ou necessidade de esclarecimento. Atenção que o seu Currículo deverá estar sempre atualizado.

Com este artigo, acredite que poderá estar um passo à frente dos restantes candidatos. Inevitavelmente serão a sua concorrência, pois como sabe, na maioria das vezes, existe apenas uma vaga para muitos candidatos. Marque a diferença pela positiva e ganhe vantagem sobre os restantes candidatos.