As 20 perguntas mais frequentes em Entrevistas de Emprego

Hoje ajudamos na interpretação das perguntas mais frequentes em entrevista de emprego.

1. Sabe qual foi a oportunidade para a qual enviou o cv?

Esta pergunta serve sobretudo para fazer uma triagem entre os candidatos realmente interessados no perfil e os que apenas enviaram mais uma candidatura entre tantas outras.

Se responder bem aqui, já começou a impressionar pela positiva.

2. Onde viU o anúncio da vaga de emprego?

Esta questão serve apenas para o recrutador fazer uma análise referente às fontes que utiliza para as suas publicações. É uma pergunta mais pelo trabalho do próprio recrutador e para perceber como poderá otimiza-lo do que propriamente para o analisar enquanto candidato.

3. O que sabe sobre a empresa?

Vais ter de mostrar que fez os trabalhos de casa e que quer mesmo conseguir a vaga. Prepare uma resposta confiante e segura, demonstrando o porquê de se identificar com a empresa em questão.

4. Por que se candidatou a esta vaga?

É o momento ideal para falares um pouco de si e das suas competências. Valorize o seu percurso profissional e académico, justificando a razão pela qual tem o perfil ideal para esta vaga de emprego.

5. Fale-nos um pouco de si

Esta é possivelmente uma das perguntas mais frequentes em entrevista de emprego, pela amplitude de temas que poderá abordar numa apresentação sobre si.

Nesta situação deve abordar de forma clara e objetiva quais as valências que tem e mais se destacam. Se lida bem com a dinâmica diária de trabalho, aproveite para tirar partido disso, se é introvertido, explique porque gosta de trabalhar em equipa.

Tem espírito de liderança? Como gere o tempo enquanto trabalha? É importante que o entrevistador perceba se se enquadra com a vaga.

6. Por que motivo escolheu esta área?

Mais uma questão para avaliar até que ponto ambiciona este emprego. Aquela função preenche-o(a) a nível profissional? Justifique a sua resposta de forma a que fique claro que tem o perfil indicado. Respostas como “Candidatei-me porque tenho de fazer qualquer coisa” transmite uma mensagem de indecisão, apatia e desinteresse e vai fazer com que desistam da sua candidatura no momento.

7. Como foi a sua primeira experiência de emprego?

Optar por iniciar esta resposta focando a perspetiva de aprendizagem e evolução nessa experiência, valorizando outros aspetos positivos que considere importantes para partilhar.

8. Qual o motivo para sair do emprego anterior?

Normalmente a primeira experiência profissional não corresponde imediatamente com as nossas expectativas. Ou porque não nos identificamos com a função, ou porque não tem uma boa relação com o seu chefe, entre outras. Existem inúmeras razões que são válidas numa resposta destas. Antecipa-se e prepare-se para estas questões, para que no momento consiga manter uma postura calma e concentrada. Todos nós somos livres de mudar de emprego quando não nos sentimos plenamente realizados, seja lá por que razão for.

9. Qual foi a experiência que mais gostaste até hoje?

Selecione e partilhe a melhor experiência profissional que teve, aquela em que mais valorizado se sentiu e porquê.

10. Qual foi a experiência profissional menos positiva que já tiveste?

Arranje uma estratégia e dê a volta a esta questão. Mesmo que tenhas passado uma má fase, todas as situações são positivas, na medida em que nos ensinam e nos fazem ver o que queremos e não fazer. Sem essas experiências más, certamente não reconhecerias as boas como hoje o fazes e, acima de tudo, fizeram de si o profissional que é hoje.

11. Gosta de trabalhar em equipa?

Hoje em dia praticamente todos os cargos exigem trabalho em equipa. Se tem esta experiência, pode considerá-la uma mais-valia. É fundamental que exista o hábito de entre ajuda entre colegas, partilha e colaboração nas várias tarefas diárias.

12. Quais os seus objetivos a curto e a longo prazo?

Gostava de viajar em trabalho? Gostava de nunca ter de sair do escritório? Quer focar-se num mestrado ou numa pós-graduação? Seja sincero, mostre o quão valoriza a sua carreira profissional e faça-o sob um ponto de vista sério e interessado. A empresa pode eventualmente poder contribuir para que consiga realizar as suas metas.

13. O que procura num emprego?

Aborde as expectativas que tem referente à sua carreira profissional. Se pretende uma situação estável, se prefere ser mais independente… Existem várias razões que poderá estar a ponderar nesta fase, mas o importante é que se coloque a si próprio esta pergunta, de forma a conseguir responder adequadamente e até mesmo a esclarecê-la na sua mente, pois isso ajuda-lo-á a filtrar futuramente o que é para si ideal e o que é meramente mais um trabalho. 

Qual a evolução que ambiciona para este novo desafio?

14. Porque devemos selecioná-lo(a) entre os restantes candidatos?

Elabore uma resposta equilibrada, nem demasiado egocêntrico, nem demasiado humilde. Faça-se valer dos pontos fortes das suas competências pessoais e técnicas para se diferenciar dos outros candidatos.

15. Quais são os teus hobbies?

Esta resposta vai indicar ao entrevistador se possui as soft skills necessárias para aquele cargo, ou seja, de uma maneira geral permite identificar a forma como irá desempenhar as tarefas, como fará o seu planeamento e o nível de competência para um desempenho eficiente.

16. Quais são as suas maiores qualidades a nível profissional?

Indique que está sempre disponível para aprender e evoluir. Enumere aquelas que considera ser os seus pontos fortes. Trabalha bem em equipa, sob pressão e com timings de entrega curtos? Sentes-te confortável a falar em público? Lembre-se, tem de se destacar perante muitos candidatos!

17. Quais são os seus pontos negativos/defeitos?

Não sejas tão literal nesta resposta. Comece por falar das competências em que tem investido mais tempo a melhorar, desta forma demonstra honestidade e humildade enquanto se auto-analisa.

18. Como reage às críticas?

É essencial que saibamos ouvir uma crítica ou um comentário que consideremos menos positivo. São estes indicadores que nos alertam para refletir e melhorar.

19. Quais são as suas motivações?

Não refira o salário como sua motivação principal, pois passará uma ideia fútil onde diz que o que o move é o dinheiro. Prefira uma resposta mais focada no crescimento pessoal e profissional, onde explica o seu interesse perante o desenvolvimento de determinado projeto, aborda a sua imensa vontade em aprender várias temáticas relacionadas com a área em questão. É neste género de perguntas que deve aproveitar para se destacar!

20. Quais são as suas expectativas salariais?

Para que não tenhas uma resposta desadequada, faz um estudo de mercado e procura alguém na mesma faixa etária e que desempenhe uma função similar à tua.

Ainda assim, estas são apenas algumas das perguntas mais frequentes em entrevista de emprego, poderão sempre existir outras questões pertinentes ao processo de recrutamento. Sugerimos-te também que leias o nosso artigo onde falamos sobre a apresentação para entrevista de emprego.

.