
Como sabemos que o artigo sobre as dicas para se sentir confiante numa entrevista de emprego foi muito útil, hoje abordamos um outro tema igualmente importante. Se ainda não o leu, aproveite agora – entrevista de emprego sem nervosismo.
Horário da entrevista
Chegue ao local de entrevista com alguns minutos de antecedência, esta atitude vai mostrar a sua responsabilidade e pontualidade.
O teu look
Se for mulher
- Arranje o cabelo. Não precisa ir propositadamente ao cabeleireiro, mas uma imagem cuidada faz toda a diferença
- Escolha uma roupa que vá ao encontro do perfil a que se está a candidatar e também ao da própria empresa. Decotes acentuados e saias muito curtas são peças de roupa proibidas numa entrevista de emprego
- Quanto à utilização de acessórios, relembre-se da expressão “menos é mais”. Opte por elementos mais discretos, para que não sejam uma distração durante a entrevista
- Poderá ainda maquilhar-se um pouco, assim como fazer a manicure, mas se o fizer, dê preferência a cores neutras
Se for homem
- Cuide da sua barba, certifique-se que vai confortável, mas de acordo com o princípio de uma imagem cuidada
- Vista-se de acordo com o tipo de empresa, mas relembramos que o uso de ténis e t-shirts transmitem uma mensagem de informalidade excessiva
A Sua postura perante o recrutador
Um sorriso agradável e um aperto de mão firme serão o seu cartão-de-visita.
Opte por uma postura confiante e segura, mantenha um contacto visual regular com o entrevistador, criando assim empatia com ele. Inicie a apresentação agradecendo a oportunidade e relembre-se que não foi a única pessoa a candidatar-se ao cargo. Não cruze os braços, mesmo que estejas focado no momento, pois passará um imagem de falta de confiança. Coloque antes uma postura firme e faça-se valer de gestos como uma mão no queixo, que demonstra interesse, ou um sorriso com os olhos, que demonstra simpatia.
Prepare um discurso eficaz e claro, a sua voz será o seu instrumento musical. É a altura ideal para conquistar a pessoa que está à sua frente! Valorize e detalhe os principais pontos do seu percurso académico e profissional, enumere formações, certificados, projetos pessoais e profissionais, hobbies, idiomas, etc.
Finalize a sua intervenção abordando as expetativas futuras, realçando as oportunidades que gostaria de abraçar.
Em vez de recorrer ao cliché de “quero ser feliz”, experimente pensar e verbalizar o que o deixa feliz.
Se está à procura de emprego, estas dicas vão ajudar-lo(a) a preparar este grande momento, de forma ponderada e consciente.
Boa sorte!